Transformação digital: O que é e como ela influencia o dia a dia da sua empresa

Transformação digital

O termo transformação digital tem ganhado a atenção de empresas de todos os segmentos ao redor do mundo. Seu conceito não é algo para o futuro e sim um processo pelo qual as empresas de hoje devem dar o máximo de atenção para se manterem ativas em um mercado cada vez mais competitivo.

O que é transformação digital?

A transformação digital é a utilização da tecnologia para otimizar o desempenho das empresas e garantir resultados melhores em todos os setores. Isso envolve inúmeros fatores relacionados à gestão, marketing e a inovação.

Você sabe como a transformação digital influencia o dia a dia da sua empresa? Confira:

  1. Possibilita uma rotina mais completa: As ferramentas de Marketing Digital permitem a utilização de mais funcionalidades nas rotinas de marketing e de gestão, isso auxilia para que os processos sejam mais precisos.
  2. Capacita as empresas para se destacarem no mercado: A Gestão Estratégica de Marketing trás a consciência da necessidade de criar valor ao cliente, com o objetivo de manter as empresas competitivas no mercado.
  3. Viabiliza novas possibilidades de atendimento ao cliente e de experiência do usuário, visando isso como um diferencial para a empresa.
  4. Melhora o desempenho e otimiza os processos através de novas ferramentas tecnológicas. 

Ao iniciar o processo de transformação digital dentro de uma organização, deve-se realizar um planejamento para que todos os dados da empresa sejam analisados e para que o plano de ação fique bem claro aos colaboradores. Além disso, é importante que todos sejam capacitados para o uso das novas ferramentas que a empresa passará a utilizar.

Conheça algumas ferramentas utilizadas:

  1. Ferramenta de Gestão do Conhecimento e Gestão Organizacional: São os chamados sistemas ERP (Planejamento de Recursos Empresariais), eles reúnem todos os dados da empresa na nuvem, ou seja, as informações ficam disponíveis em um mesmo lugar.
  2. Ferramenta de Gestão Administrativa: São  utilizadas para auxiliar na tomada de decisões, facilitando a análise de problemas e também a identificação mais rápida das possíveis soluções. O PDCA e planilha 5W2H são bons exemplos para a execução desta gestão.
  3. Ferramenta de Gestão Estratégica: São ferramentas mais objetivas, estudam o mercado e os consumidores. Exemplo disso é OKR (Objectives and Key Results) e os softwares de gestão (ERP) também auxiliam nesta gestão estratégica.
  4. Ferramenta de Gestão de Produção: São ferramentas que facilitam o planejamento e o controle da produção, pensando desde as operações, equipamentos, estoques, prazos a cumprir e muitos outros processos. Exemplos: Sistema APS (Advanced Planning and Scheduling); MRP II (Manufacturing Resources Planning), entre outros.

Além das mudanças na forma de trabalho da empresa, a transformação digital irá influenciar diretamente na cultura organizacional. Portanto, tenha o propósito da empresa bem estabelecido e envolva todos os colaboradores no processo, para que todos estejam com um único pensamento e trabalhando em busca dos mesmos resultados.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia também

Deixe um comentário