Inúmeros aspectos influenciam um negócio, dentre eles o planejamento contábil e financeiro são essenciais para o sucesso do empreendimento. No post de hoje vamos falar sobre a importância da contabilidade para micro e pequenas empresas, leia até o final e confira todas as dicas!
Conte com a ajuda de um profissional:
Somente com a gestão contábil torna-se possível estabelecer um planejamento tributário, jurídico e avaliar a viabilidade financeira. Para isso, você deverá contar com o serviço de um profissional de contabilidade, que será responsável por interpretar a legislação e auxiliar no planejamento tributário.
Planejamento Tributário e Jurídico:
Através do planejamento tributário será escolhido o regime em que a empresa se enquadra e irá atuar, processo importante para que seja evitado o pagamento de tributos desnecessários. Além disso, é necessário recolher todos os tributos nas datas e proporções corretas. Vale lembrar que irregularidades fiscais implicam em pesadas multas e podem, até mesmo, levar à suspensão das operações de sua empresa.
Viabilidade financeira:
A contabilidade nas micro e pequenas empresas trabalha em conjunto com a gestão financeira, controlando receitas e despesas para calcular o lucro. Esse trabalho em conjunto é necessário para que você possa planejar seus próximos passos e também contribui para a identificação de situações adversas.
Além desses fatores, é importante pensar nos processos de auditoria que acontecem nas micro e pequenas empresas. Eles servem como avaliação, para verificar se os trabalhos estão dentro da legislação.
Independentemente do faturamento ou do tamanho de suas operações, conte sempre com a ajuda de um profissional de contabilidade, trata-se de um trabalho importante que poderá identificar erros e problemas que podem ter passado despercebidos por você – e que poderão trazer muitos prejuízos caso não sejam acompanhados da maneira correta.
Ficou com alguma dúvida e quer falar com um especialista no ramo? Entre em contato conosco e saiba mais!