O que é uma Sociedade Limitada Unipessoal?

Sociedade Limitada Unipessoal

A Sociedade Limitada Unipessoal é uma nova possibilidade, recentemente aprovada pelo governo, que beneficia o pequeno empreendedor, pois é um tipo de empresa sem a necessidade de um sócio. Além disso, a palavra “limitada” junto dela carrega segurança para quem é Pessoa Física em relação ao seu patrimônio. A seguir, você vai conferir como funciona e algumas vantagens dessa modalidade. 

Uma das dúvidas mais recorrentes é: “Estou abrindo minha própria empresa, para abrir o meu CNPJ é preciso ter um sócio?”

Muitas vezes a burocracia para abrir uma empresa desestimula muitas pessoas que desejam empreender, para ajudar a resolver isso, a SLU é uma ótima opção. 

Sociedade Limitada Unipessoal: o que é? 

Antigamente as empresas tinham que, obrigatoriamente, colocar uma pessoa para constar como sócia e então ser limitada. Agora com a opção da sociedade unipessoal limitada esse processo todo não é mais necessário.

Com ela é possível resguardar os seus bens em relação ao contexto da pessoa jurídica, desde que faça tudo conforme a legislação, ou seja, não adianta fazer o CNPJ e não administrar de forma correta. 

Na SLU o patrimônio da empresa fica separado do patrimônio pessoal, assim se ocorrer algum problema financeiro relevante, ou até mesmo falência, os bens do empreendedor não podem ser usados na quitação de dívidas. 

Essa opção de abrir o próprio negócio traz mais liberdade e estímulo ao empreendedorismo brasileiro, considerando que uma de suas vantagens é a desburocratização em algumas áreas responsáveis por algumas limitações importantes para a consolidação de um negócio. 

Então, agora você que um dia já pensou em abrir uma empresa e desistiu por conta das complicações burocráticas, agora há uma chance de investir em uma proposta de desenvolvimento para você. 

Conheça algumas características da Sociedade Limitada unipessoal

Vamos recapitular as principais características da SLU: 

  • seu patrimônio particular vai estar protegido, pois há a existência de responsabilidade limitada; 
  • não há necessidade de 100 salários mínimos para constituir o capital social na abertura da sociedade; 
  • Você tem independência enquanto único sócio para a constituição do negócio. 

Além desses pontos que definem como a sociedade limitada unipessoal funciona, uma dúvida recorrente entre os empreendedores é quanto ao pagamento de impostos. Vamos entender como isso funciona. 

Se eu abrir uma SLU vou pagar menos impostos? 

Em relação à tributação, basicamente não há uma relação com o seu tipo jurídico. Ou seja, o Regime como Lucro Presumido, Simples ou Lucro Real não interfere nessa questão, exceto em situações específicas. 

O que vai regular o pagamento maior ou menor de impostos são atividades de gestão administradas de forma errada, como não ter uma contabilidade especializada que vai passar as devidas orientações nesse sentido. 

O universo digital tem aberto uma diversidade de possibilidades para a abertura de novas negócios, porém, isso é mais um motivo para ficar atento em relação ao seu CNPJ.  
Esse modelo é uma das opções, entretanto o seu contador de confiança pode lhe aconselhar melhor. 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Deixe um comentário