O que é Holding Patrimonial e como ela pode trazer benefícios para os seus negócios?

Holding Patrimonial

Você sabe o que é holding patrimonial? Tem ideia de como esse tipo de empresa pode trazer benefícios para os seus negócios? Leia o artigo completo para conferir!

O que é Holding Patrimonial?

Uma holding patrimonial é uma empresa criada exclusivamente para realizar a gestão dos bens imóveis (patrimônios) de um grupo de pessoas. Ou seja, os sócios desse negócio transferem as suas posses e propriedades para a holding, a qual administra e protege.
Existente no Brasil desde 1976, através da Lei das Sociedades por Ações n° 6.404.

Esse modelo de atuação destaca-se pelas suas vantagens, entre elas inclui-se a redução tributária, visto que os encargos cobrados para pessoas jurídicas são menores. Por esse motivo, é bastante utilizada por empreendedores que têm um patrimônio de alto valor e precisam cuidar e zelar pelos seus bens.

Nesse sentido, a holding configura-se pela administração do patrimônio de seus sócios, estando esses bens sob o poder da holding. Portanto, nessa modalidade não há a prática de operações comerciais.

Integralização de Capital Social:

Para que os bens particulares (enquanto pessoas físicas) sejam administrados é necessário realizar a integralização de Capital Social, que é a entrega oficial de algo para a formação de uma empresa

Criação da holding patrimonial:

A abertura de uma holding é feita como qualquer outra empresa. O primeiro passo é a definição do tipo societário, podendo ser sociedade limitada ou anônima. É importante levar em consideração que o processo de abertura de uma sociedade anônima é mais caro e mais complexo.

Na elaboração do contrato social consta os bens integralizados na holding. Estes podem ser: imóveis, bens móveis, valores em dinheiro, títulos, entre outros.

Depois de estabelecido o tipo de sociedade e o regime de tributação, o processo de abertura da holding segue o passo a passo de abertura como qualquer outra empresa.

Quais são os tipos de holding?

Além da holding patrimonial, existem ainda outros diferentes tipos de holding, tais como: holding pura; holding mista; holding de participação; holding de controle.

Antes da criação de uma holding é preciso pesar as duas vantagens que em grande parte estão ligadas ao planejamento tributário e planejamento sucessório. Pondere se essa e se isso trará benefícios e segurança ao seu negócio. Por isso, é recomendada a opinião de um profissional que entenda sobre esse tipo de empresa. É válida a indicação da melhor opção para o seu negócio, já que a constituição de uma holding pode gerar gastos de forma desnecessária.

Antes da criação de uma holding é preciso pesar as suas vantagens, que em grande parte estão ligadas ao planejamento tributário e ao planejamento sucessório. Pondere se esses benefícios são os que você precisa para o momento e se isso trará segurança ao seu negócio. Para saber mais sobre o modelo conte com a opinião de um profissional especializado.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia também

Deixe um comentário