O que é sustentabilidade empresarial?

sustentabilidade empresarial

Sustentabilidade é o termo utilizado para se referir a capacidade de preservação do meio ambiente. Visa  gerar mais qualidade de vida para as pessoas ao mesmo tempo em que promove a conservação da vida. Seu principal objetivo é suprir as necessidades do presente sem prejudicar as próximas gerações. Mas o que seria a sustentabilidade empresarial?

Mas afinal, o que é sustentabilidade empresarial?

Para as organizações, a sustentabilidade está relacionada à geração de lucros, porém, sem que as atividades desenvolvidas pela empresa causem algum tipo de impacto negativo na natureza ou no bem-estar da população.

Existem três pilares que guiam a sustentabilidade, são eles: pilar econômico, pilar social e pilar ambiental. As ações desenvolvidas com base nestes três pilares, ajudam no desenvolvimento da comunidade e na preservação dos recursos naturais, permitindo o fortalecimento de um meio ambiente equilibrado.

Confira alguns exemplos:

  1.  Utilização de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água;
  2. Aplicação de fontes de energia limpa e renovável;
  3. Uso racional da água e da energia elétrica;
  4. Diminuição do consumo de papel e de copos descartáveis;
  5. Substituição das lâmpadas comuns pelas de LED;
  6. Reciclagem, reutilização de sobras de matéria-prima e uso de materiais recicláveis para a produção ou rotinas (sacolas biodegradáveis – para supermercados, por exemplo);
  7. Criação ou participação em projetos educacionais com foco em sustentabilidade;
  8. Produção consciente – que retém os poluentes emitidos na produção industrial, não descarta esgoto ou resíduos químicos no meio ambiente e não polui o solo com produtos químicos;
  9. Orientação dos colaboradores e consumidores a respeito das características dos produtos ou serviços prestados para que seja realizado o descarte correto de embalagens e produtos vencidos;
  10.  Adoção do sistema de logística reversa, quando for necessário;
  11.  Responsabilidade para seguir, com rigorosidade, as leis ambientais do país.

A preocupação com a sustentabilidade é necessária não apenas para as grandes empresas, mas também para micro e pequenos negócios. A criação de ações e estratégias para esse fim, permite que a sua empresa encontre maneiras de lucrar, ao mesmo tempo em que evita o impacto negativo na natureza e na comunidade local.

A sustentabilidade empresarial pode ser aliada a um bom planejamento estratégico. Dessa forma, proporciona mais qualidade de vida aos colaboradores, fortalece a imagem da marca e contribui para a redução de custos e desperdícios.

Gostou do conteúdo? Ajude a compartilhar!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia também

Deixe um comentário