O que é RET da construção civil? Entenda como efetuar ajustes burocráticos

RET construção civil

O RET (Regime Especial de Tributação) instituído pela Lei 10.931/2004 é especial para empresas que atuam no setor da construção civil. Confira nosso artigo e entenda mais sobre RET da construção civil e como efetuar ajustes burocráticos.

Como você viu, o RET é destinado para empreendimentos que atuam no setor de construção civil, ele pode ser aplicado quando a empresa executa projetos de interesse social, como o programa “Minha Casa Verde e Amarela”. A adesão ao regime especial resulta no pagamento, de forma unificada e em DARF próprio, dos seguintes impostos e contribuições:

  • Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas – IRPJ;
  • Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP;
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL;
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – COFINS.

Conheça algumas características do RET da construção civil:

  • Para construtoras que iniciaram suas obras de unidades habitacionais no valor de até R$ 124.000,00, é permitido realizar o pagamento unificado de tributos com RET de 4% sobre receita mensal, reduzindo os tributos de 6,73% para apenas 4%;
  • Permite maior facilidade no cumprimento das obrigações;
  • Libera o recolhimento de tributos por meio de prazos especiais.

Essas medidas promovem uma economia significativa para as empresas que atuam no setor da construção civil. Dessa forma, os empreendimentos encontram a possibilidade de otimizar os processos fiscais e efetuar ajustes burocráticos, além de reduzir os gastos com tributos e de se manterem em dia com o Fisco.

Mas, afinal, como utilizar?

O ideal para implementar esse processo é com a ajuda de uma contabilidade especializada, que realizará os ajustes burocráticos necessários buscando a redução do pagamento de impostos, mas sempre atuando dentro da lei. Tornando, dessa forma, o andamento mais simples e seguro. Conte sempre com a ajuda de quem entende de contabilidade para tratar daquilo que diz respeito à contabilidade do seu negócio.

Ficou com alguma dúvida? Aproveite para entrar em contato conosco e, assim, descobrir como os nossos serviços podem te ajudar!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

CNPJ na medicina
Contabilidade Consultiva

Entenda como funciona o CNPJ na Medicina

Os profissionais de medicina não podem atuar como Empresário Individual, mas é possível abrir CNPJ na medicina para atuação como sócio único, no modelo de

Leia mais

Deixe um comentário