O que é Certidão Negativa, quais os tipos, como emitir e para que serve?

O que é Certidão Negativa

A Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento utilizado para comprovação de que uma empresa, pessoa ou bem (carro, imóvel e terreno) não possui dívidas com órgãos públicos ou ações civis, criminais e federais em seu nome. 

Para que serve?

A certidão negativa pode ser exigida em operações de crédito junto a bancos, em processos de licitação, homologação, cadastro, auditoria ou trâmites para aquisição de uma empresa. É utilizada para aumentar a segurança das operações e garantir que a pessoa (física ou jurídica) esteja com o “nome limpo” para o fechamento de um contrato.

Existem diversos tipos conheça as mais populares:

Federal ou da Receita Federal: é a certidão de débitos referentes a tributos federais ou a dívida ativa da União. Emitida pela Receita Federal junto à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, para a comprovação da regularidade fiscal de pessoas jurídicas, físicas ou de produtores rurais.

Estadual: diz respeito à certidão de débitos tributários estaduais e da dívida ativa estadual, comprovando a regularidade com a secretaria da fazenda de cada estado.

Municipal: comprova a existência ou inexistência de dívidas com o município, como: ISS, IPTU e demais tributações municipais.

Débitos Trabalhistas: é a certidão referente a débitos com a Justiça do Trabalho. Ela é emitida de forma gratuita e digital pelo Tribunal Superior do Trabalho (https://www.tst.jus.br/certidao1) e é indispensável para participar de licitações públicas.

FGTS: é também conhecida como Certificado de Regularidade do FGTS, CRF e comprova a regularidade do empregador perante o Fundo de Garantia.

INSS: ou Débitos da Previdência Social é o documento que confirma a regularidade das organizações com o Instituto Nacional do Seguro Social.

Justiça Federal: também conhecida como “Nada Consta” é o documento que comprova que uma pessoa (física ou jurídica) não está envolvida em nenhum processo criminal ou cível.

Como emitir a Certidão Negativa?

Existem diversos tipos e o passo a passo para emitir cada uma é diferente. Por isso, o indicado é sempre verificar com o órgão responsável como realizar a emissão da respectiva certidão. Separamos alguns exemplos, confira abaixo:

  1. Certidão Negativa da Receita Federal: a solicitação pode ser feita pela internet no site da Receita Federal, assim como a Certidão Negativa do INSS;
  2. Certidão Negativa do FGTS: a emissão do documento pode ser feita diretamente pelo site da Caixa Econômica Federal;
  3. Certidão Negativa Estadual ou Municipal: é necessário verificar com a Secretaria da Fazenda Estadual ou Municipal ou com a própria prefeitura qual o processo para emissão da certidão negativa, pois pode variar de acordo com a região.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre certidão negativa? Entre em contato conosco que podemos te ajudar!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Deixe um comentário