Modernização da Contabilidade: Qual a sua importância para as grandes empresas?

Modernização da Contabilidade

A modernização da contabilidade reafirma, ainda mais, a sua importância para as grandes empresas. Mas, você sabe o que é a contabilidade moderna? Neste artigo, iremos abordar o conceito da contabilidade moderna e a sua importância para as grandes empresas. Acompanhe o artigo até o final para entender como a contabilidade pode transformar positivamente a realidade de um empreendimento.

O que é a modernização da contabilidade?

Desde o seu surgimento a contabilidade estuda e controla o patrimônio  das empresas por meio de registros contábeis. Já para a contabilidade moderna, pode ser  definida como a ciência da riqueza. Ou seja, serve como um instrumento que auxilia na gestão das empresas e na tomada de decisões, por meio da atuação de forma consultiva. Utiliza indicadores estratégicos, estudo de mercado, planejamento tributário e planejamento de médio e longo prazo. 

De forma resumida, podemos dizer que a modernização da contabilidade é a contabilidade que cria uma visão global da empresa do cliente, visando resultados positivos para o seu negócio.

Qual a sua importância para as grandes empresas?

Muitas pessoas ainda acreditam que o contador é aquele profissional que apenas emite guias e realiza tarefas repetitivas e sem muito valor. Aqui na Lenz trabalhamos para mudar essa percepção nas pessoas, fazendo-as entender a importância da contabilidade como uma parceira de negócio.

Para as grandes empresas a contabilidade moderna é ainda mais essencial, visando estudar e traduzir os demonstrativos contábeis em linguagem e ações que o cliente compreenda. Tendo como principal objetivo auxiliar na tomada de decisões.

Dessa forma, o gestor pode conhecer o valor dos ativos e passivos da empresa, ter visibilidade sobre as receitas, custos e despesas. Também é possível adquirir maior controle  da rentabilidade e da lucratividade. E com esses dados, realiza o planejamento estratégico e tributário.

Conheça os papéis desenvolvidos pela contabilidade:

Entre os vários papéis que a contabilidade pode desenvolver, o primeiro deles está relacionado ao seu objetivo, que é gerar e fornecer informações financeiras (contas a pagar e a receber, patrimônio, etc). Através das demonstrações contábeis, tais como: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos. Além das Notas Explicativas que são os dados que não são indicados nas demonstrações contábeis. 

A partir dessas demonstrações contábeis, a contabilidade assume o seu papel mais importante, que é analisar esses dados dentro de um contexto gerencial. Sendo assim, busca estudá-los para que a empresa tenha conhecimento de como essas informações influenciam no negócio. 

Confira algumas rotinas que podem ser melhoradas com a modernização da contabilidade:

  1. Organização do controle financeiro;
  2. Auxílio no controle de fluxo de caixa;
  3. Entrega de obrigações acessórias;
  4. Planejamento tributário;
  5. Auxílio no planejamento estratégico.

Como pontuamos ao longo deste artigo, o contador tradicional encontra algumas dificuldades para demonstrar valor, isso porque ele se limita a entregar apenas balancete. 

Na Contabilidade Lenz, nosso trabalho vai muito além. Estamos sempre focados em analisar e traduzir as informações contábeis para os nossos clientes. Acreditamos que a análise e a interpretação de dados contábeis é a verdadeira transformação para um negócio. Onde o contador identifica riscos de falência e outros problemas que podem prejudicar o crescimento da empresa. Com a análise das informações, é possível agir preventivamente, criar estratégias e planejar.

Gostou do conteúdo? Nos acompanhe também nas nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as dicas e artigos. 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Deixe um comentário