Os profissionais de medicina não podem atuar como Empresário Individual, mas é possível abrir CNPJ na medicina para atuação como sócio único, no modelo de empresa Sociedade Unipessoal Limitada (SLU), onde o profissional também atua individualmente.
O modelo SLU abrange a medicina e pode ser vantajoso para essa categoria de profissionais. Ou seja, um médico pode sim ter uma empresa sendo o único sócio.
Como funciona a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)?
A proposta da SLU entrou em vigor em 2019 e é bastante semelhante à LTDA (Limitada ou Sociedade Limitada). Possibilita a separação dos bens da empresa da Pessoa Física e se apresenta como um modelo vantajoso por não ter mínimo de valor a ser integralizado.
E quando houver mais sócios?
A criação de um Sociedade Limitada é uma ótima opção quando há mais sócios para participarem do negócio. É o caso de alguns especialistas, por exemplo, que se unem para abrir uma empresa e prestar os seus serviços através de um CNPJ, buscando menor tributação dos valores recebidos.
Como funciona o CNPJ na Medicina?
O que mais influencia na atuação como Pessoa Jurídica é a questão tributária sobre os rendimentos e as obrigações com o governo. Isso porque, normalmente, o profissional que busca a abertura de empresa está prestando serviços diretamente aos seus pacientes. E portanto, precisa emitir guias de pagamento e entregar as declarações solicitadas pelo governo para ter sua atuação corretamente tributada e regulamentada.
Já quando o atendimento é feito através de um CNPJ, os impostos são recolhidos pelos cálculos do contador, nas guias de impostos conforme o tipo de tributação escolhido para o negócio.
Aqui na Lenz oferecemos serviços de contabilidade desde a abertura da sua empresa, assessoria e consultoria especializada para o seu negócio. Entre em contato conosco para saber mais por telefone ou pelo whatsapp!