Entenda como funciona o CNPJ na Medicina

CNPJ na medicina

Os profissionais de medicina não podem atuar como Empresário Individual, mas é possível abrir CNPJ na medicina para atuação como sócio único, no modelo de empresa Sociedade Unipessoal Limitada (SLU), onde o profissional também atua individualmente.

O modelo SLU abrange a medicina e pode ser vantajoso para essa categoria de profissionais. Ou seja, um médico pode sim ter uma empresa sendo o único sócio.

Como funciona a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)?

A proposta da SLU entrou em vigor em 2019 e é bastante semelhante à LTDA (Limitada ou Sociedade Limitada). Possibilita a separação dos bens da empresa da Pessoa Física e se apresenta como um modelo vantajoso por não ter mínimo de valor a ser integralizado.

E quando houver mais sócios?

A criação de um Sociedade Limitada é uma ótima opção quando há mais sócios para participarem do negócio. É o caso de alguns especialistas, por exemplo, que se unem para abrir uma empresa e prestar os seus serviços através de um CNPJ, buscando menor tributação dos valores recebidos.

Como funciona o CNPJ na Medicina? 

O que mais influencia na atuação como Pessoa Jurídica é a questão tributária sobre os rendimentos e as obrigações com o governo. Isso porque, normalmente, o profissional que busca a abertura de empresa está prestando serviços diretamente aos seus pacientes. E portanto, precisa emitir guias de pagamento e entregar as declarações solicitadas pelo governo para ter sua atuação corretamente tributada e regulamentada. 

Já quando o atendimento é feito através de um CNPJ, os impostos são recolhidos pelos cálculos do contador, nas guias de impostos conforme o tipo de tributação escolhido para o negócio. 

Aqui na Lenz oferecemos serviços de contabilidade desde a abertura da sua empresa, assessoria e consultoria especializada para o seu negócio. Entre em contato conosco para saber mais por telefone ou pelo whatsapp!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia também

Deixe um comentário