Contabilidade do agronegócio: dicas para que o seu negócio não fique no vermelho

Contabilidade do agronegócio

A contabilidade do agronegócio é responsável por administrar o setor econômico e financeiro das propriedades rurais, registrando compras, vendas, recebimentos e pagamentos. Essas informações são utilizadas para a geração de demonstrativos e relatórios. E é a análise destes relatórios que permite identificar pontos positivos e negativos da propriedade e da sua produção. 

É comum que se tenha dúvidas sobre qual será o custo de produção da safra ou qual atividade está gerando mais lucro. Mas, a contabilidade do agronegócio pode te ajudar a responder essas e outras questões. 

Dicas práticas da contabilidade do agronegócio:

  1. Controle sobre as finanças e desempenho do seu negócio:

Quando a conta não fecha sabemos que o que falta é controle. Uma boa gestão financeira faz toda a diferença para o sucesso de um empreendimento, e para o agronegócio não é diferente. É preciso planejar, organizar, dirigir, controlar e para isso, unir a gestão com a contabilidade é o que poderá definir o desempenho.

  1. Nenhum número pode ficar de fora: 

Você pode fazer todo o processo que citamos no item anterior, mas se não tiver registro correto dos dados a conta continuará sem fechar. Para garantir que as informações se transformem em resultados, através da contabilidade, é preciso registrar corretamente os custos, despesas e receitas.

  1. Conheça o seu negócio:

Saber como a sua empresa afeta o mercado e qual a sua participação nele é fundamental. Isso possibilita a criação de novas estratégias e análise de preços, investimentos e demandas.

  1. Planeje:

O planejamento permite a definição de metas e objetivos de curto, médio e longo prazo,  com o objetivo de melhorar sucessivamente. E a contabilidade é fundamental para isso!

Além de todas essas questões, vale lembrar que os impostos representam uma parte significativa dos gastos de uma propriedade rural e precisamos contabilizá-los com inteligência e de forma estratégica. Dessa forma, a contabilidade do agronegócio é uma ferramenta que auxilia o produtor ou empresário rural a entender como vai o seu negócio para tomar decisões pensando no crescimento da empresa.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia também

Deixe um comentário