Cuidados necessários ao comprar uma empresa que já existe

comprar uma empresa que já existe

O processo para efetuar a compra de uma empresa requer precaução e atenção a possíveis riscos. Pensando nisso, iremos apresentar alguns cuidados necessários ao comprar uma empresa que já existe.

Esses cuidados dizem respeito há uma série de fatores que podem ser analisados durante o andamento dessa negociação e antes de qualquer tomada de decisão. Principais fatores  a serem considerados ao comprar uma empresa que já existe:

  • Verificação dos contratos em vigor e documentos importantes.
  • Revisão do pagamento de impostos e folha de pagamento dos colaboradores.
  • Estudo de viabilidade e lucratividade a longo prazo.

É fundamental contar com a ajuda de profissionais especializados para minimizar os riscos. Será necessário contar com a ajuda de um advogado para analisar os documentos legais, não deixe de dar a atenção necessária a essas informações, elas podem ser decisivas para a compra do negócio.

Além da situação legal da empresa será analisada também, a situação financeira. Para isso, você poderá dispor do auxílio de um contador que irá examinar todos os dados contábeis. E ainda é preciso ficar atento para descobrir se não há outros problemas ocultos, como dívidas que talvez você não tenha condições de quitar.

Depois de analisar todas as vantagens e desvantagens e garantir que a compra da empresa é um bom negócio, o próximo passo será preparar o Contrato de Compra e Venda. No contrato, devem constar dados fundamentais, como: valor de aquisição (inclui todos os itens), patentes e marcas (se houver, verifique a necessidade de transferir estes direitos) e acordos.

Em suma, na hora de decidir por essa compra, procure um profissional da contabilidade de sua confiança para garantir um bom negócio e uma compra tranquila. Está analisando a possibilidade de comprar um negócio que já existe mas ainda possui algumas dúvidas? Entre em contato conosco que iremos te auxiliar nesse processo!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Deixe um comentário