Contabilidade para o agronegócio: o que é e qual a sua importância?

O agronegócio representa cerca de 30% da riqueza do Brasil e é também responsável por grande parte das exportações do país, além da geração de emprego e renda. Assim como nos demais setores da economia, o agronegócio também precisa da assessoria de uma contabilidade assertiva e estratégica. Neste artigo, você vai conferir o que é e qual a importância da contabilidade para o agronegócio. Continue a leitura!

O que é agronegócio?

O agronegócio envolve diversas atividades de toda a cadeia produtiva agrícola e pecuária, ou seja, é a produção e comércio de todas as demandas que estão conectadas a estes dois segmentos. 

Contabilidade para o agronegócio:

A contabilidade para o agronegócio é ideal para a geração de informações claras e objetivas, eficazes para a criação de estratégias e soluções, e ainda, auxiliar para o desenvolvimento das atividades das grandes ou das pequenas propriedades.

Portanto, é importante para auxiliar o produtor nas tomadas de decisões, contribuindo também para melhorar os aspectos organizacionais, econômicos e financeiros das propriedades, fazendo com que sejam capazes de acompanhar a evolução do mercado.

As informações contábeis são essenciais para a gestão de qualquer negócio e fundamentais para garantir crescimento e controle eficiente. O que ocorre na maioria das propriedades rurais é que essas informações não são analisadas. Ou ainda, são acompanhadas de práticas que prejudicam os resultados. Confira alguns erros que você não deve cometer no seu negócio:

  1. Deixar de registrar informações importantes;
  2. Confiar apenas na sua memória e não utilizar ferramentas de registro;
  3. Misturar despesas particulares com as despesas da propriedade;
  4. Não realizar o controle dos custos e receitas;
  5. Não praticar a apuração dos lucros;
  6. Não gera relatórios para análise da produção e os resultados obtidos;

Essas e outras ações dificultam a capacidade de criação de estratégias e análise de desenvolvimento, o empresário não consegue mensurar seus ganhos e identificar onde poderia reduzir custos ou investir mais. 

Vale ressaltar que, a contabilidade para o agronegócio possui características próprias e por isso, deve ser executada por profissionais que tenham conhecimento das leis e normas desse setor.

Na prática, é a contabilidade que controla toda a parte econômica e financeira das propriedades, registrando compras, vendas, recebimentos e pagamentos. Gerando através dessas informações os demonstrativos e relatórios contábeis, capazes de comprovar toda a evolução do negócio e assegurar que as atividades desenvolvidas estejam dentro da lei, que todos os tributos estejam sendo pagos corretamente e que as decisões não estão afetando a lucratividade, prezando pela preservação do patrimônio e o desempenho econômico.

Já sabe com quem contar para realização da contabilidade do agronegócio? Conte com a Lenz, conte com que entende!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

CNPJ na medicina
Contabilidade Consultiva

Entenda como funciona o CNPJ na Medicina

Os profissionais de medicina não podem atuar como Empresário Individual, mas é possível abrir CNPJ na medicina para atuação como sócio único, no modelo de

Leia mais

Deixe um comentário