Contabilidade para nutricionistas: como garantir o melhor enquadramento e tributação para seu negócio?

Contabilidade para nutricionistas: como garantir o melhor enquadramento

Ter as finanças em dia é um fator decisivo para que um nutricionista tenha sucesso na carreira. Afinal, é preciso prestar contas ao imposto de renda, ter a documentação em dia e os gastos controlado e para isso a Contabilidade para Nutricionistas é a melhor opção.

Um nutricionista que não está atento para a questão financeira e administrativa de seu negócio está correndo sérios riscos de sofrer com multas, prejuízos financeiros e consequências legais severas!

Mas qual a melhor estratégia para garantir não só o pagamento das obrigações, mas também a escolha do melhor enquadramento e tributação para seu negócio como nutricionista?

Continue a ler que você vai aprender!

Qual o primeiro passo na hora de abrir meu consultório de nutrição?

Antes de pensar nos horários de atendimento, nos móveis da clínica e na divulgação, é preciso garantir que você está apto legalmente a exercer seu trabalho.

Garanta que você tem um registro ativo no CNF (Conselho Federal de Nutricionistas), um alvará de funcionamento e um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Estes são os passos fundamentais antes de decidir o melhor modelo de tributação.

Quais os enquadramentos tributários disponíveis conforme a contabilidade para nutricionistas?

Existem dois momentos para a escolha do enquadramento tributário para sua clínica de nutrição. O primeiro é 30 dias após o último cadastro realizado, e o segundo é 180 dias após o primeiro registro no cartório.

Então é hora de decidir qual o melhor enquadramento tributário. Hoje em dia, no Brasil, estas são as opções:

  1. Lucro Presumido – o modelo usado na maioria dos casos

Neste modelo, a tributação é calculada presumindo o lucro. As taxas ficam em 11,33% de tributos federais mais o ISS (imposto sobre serviço), que é municipal e varia entre 2 e 5 %.

É um modelo de tributação muito usado e o mais indicado para clínicas de nutrição, pois é um valor bem menor do que o Imposto de Renda de Pessoa Física e possui uma complexidade média na hora do pagamento.

  1. Simples Nacional – o modelo menos complexo e mais indicado para microempresas

É um modelo de tributação de baixa complexidade, onde todos os impostos são unificados sob uma guia única de pagamento. É indicado para micro e pequenas empresas, com limite de faturamento de R$ 4,8 milhões.

As taxas mensais dependem da relação entre despesas com pró-labore e folha de pagamento e o faturamento, podendo ir de 6% a até 33%.

  1. Lucro Real – o método menos indicado na atualidade

Este método de tributação geralmente é indicado apenas para quem opera com pouco lucro ou até com prejuízos, pois é de alta complexidade e utiliza como base o rendimento real da empresa. Normalmente é utilizado por empresas de grande porte.

Nutricionista pode atuar como MEI?

Não, um nutricionista não pode atuar como MEI (Microempreendedor Individual).

A razão para que o nutricionista não pode ser MEI é que a nutrição é uma profissão regulamentada por um conselho de classe profissional, no caso o CRN – Conselho Regional de Nutrição.

Todas as profissões fiscalizadas e regulamentadas por conselhos não podem atuar como MEI.

Como lidar de forma eficiente com a contabilidade do meu consultório de nutrição?

Como você viu neste artigo, o modelo de Lucro Presumido é o modelo de tributação mais indicado para nutricionistas na atualidade, conforme a Contabilidade para Nutricionistas. Mas não significa que ele seja o modelo correto para seu negócio.

Apenas uma análise financeira cuidadosa pode indicar o modelo mais vantajoso. Para ter a certeza que está tomando a melhor decisão, um escritório contábil pode ser um grande aliado.

Com o auxílio de profissionais experientes na área, você adquire a tranquilidade que precisa para focar no mais importante para seu negócio: atender os pacientes com toda o cuidado e atenção que eles merecem!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Deixe um comentário