5 erros contábeis que podem ser evitados na Contabilidade Estratégica

Conheça 5 erros contábeis que podem ser evitados

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações, qualquer erro pode prejudicar o planejamento estratégico da empresa. Ainda assim, erros contábeis são comuns no dia-a-dia das empresas. É preciso estar atento aos erros, sempre buscando evitá-los, principalmente quando estão relacionados a procedimentos fiscais, contábeis ou tributários. Eles preveem algum tipo de penalização que  costumam ser bem significativas e podem impactar negativamente no orçamento das empresas.

A contabilidade estratégica é importante para o desenvolvimento e sucesso de qualquer negócio. Trabalha coletando, registrando e analisando informações patrimoniais e financeiras com o objetivo de utilizá-las para planejar, organizar e dirigir a empresa

Para impedir que sua empresa tenha prejuízos, listamos a seguir 5 erros contábeis que podem ser evitados:

Equivocar-se nos cálculos de impostos ou declarações:

Os cálculos de impostos são complexos e exigem muita atenção, pois não permitem erros. É necessário ter cuidado ao realizar os cálculos referentes a PIS, COFINS e outros. Conferir as informações é fundamental para impedir esse tipo de erro. O ideal é sempre buscar trabalhar de forma antecipada para ter tempo de conferir os cálculos que estão sendo realizados.

Não possuir os documentos fiscais organizados:

Os documentos fiscais devem permanecer sempre bem organizados e armazenados de modo que seja fácil encontrar os itens. Para evitar autuações devido a desorganização é indicado investir na automação dos processos, principalmente em bons softwares de gestão.

Não  utilizar os relatórios para análises fiscais:

Esse é um dos erros mais comuns nas empresas, não utilizar os relatórios para análises fiscais, tomando as decisões a partir de palpites ou intuições. Porém, com o uso correto das informações e dos relatórios é possível compreender melhor os dados da empresa e tomar decisões assertivas. 

Estar desatualizado em relação aos termos legais:

As leis mudam constantemente e portanto, permanecer atualizado é importante para que as atividades contábeis sejam executadas com segurança e tranquilidade. É uma responsabilidade do contador estar sempre atualizado em relação às leis contábeis, acompanhar as mudanças e aplicá-las.

Desconsiderar os princípios contábeis:

Os princípios contábeis servem para que as empresas realizem seus lançamentos e análises de forma transparente. Um desses princípios é o da prudência, que visa evitar erros como supervalorizar ativos e subestimar depreciação, quando isso ocorre acabam demonstrando nos documentos contábeis uma realidade que não existe, o que prejudica a tomada de decisão e gestão contábil.

Sendo assim, concluímos que o melhor caminho para evitar erros contábeis é contar com a assessoria de profissionais especialistas. Quer saber como? Entre em contato conosco!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Deixe um comentário