Características de um empreendedor

características de um empreendedor

Muitos acreditam que as características de um empreendedor são um dom ou talento nato, que já nasce com a pessoa. E sim, algumas pessoas naturalmente estão predispostas a seguir uma carreira empreendedora em razão da sua personalidade. No entanto, essas características também podem ser desenvolvidas ao longo da vida, realizando cursos e práticas com esse objetivo.

Você sabe quais são essas características de um empreendedor?

1. Proativo: As pessoas com iniciativa e proatividade são aquelas que agem com antecedência e estão preparadas para criarem oportunidades de negócio, inclusive em meio a crises e situações adversas. São pessoas com mais visão de futuro, conseguindo  identificar determinado problema e buscando resolvê-lo o quanto antes. Essas pessoas buscam por mudanças de maneira espontânea.

Dicas para adquirir mais iniciativa:

  1. Seja observador;
  2. Contribua com ideias;
  3. Pare de procrastinar;
  4. Esteja aberto a novos desafios;
  5. Pratique o hábito de ter iniciativa.

2. Persistente: Essa é uma característica essencial para quem deseja empreender. Estar disposto a enfrentar os obstáculos é o principal benefício de uma pessoa persistente. É importante sempre reavaliar as metas e, até mesmo, o modelo de negócio durante a jornada empreendedora. 

3. Gestor dos riscos: Empreender envolve muitos riscos, sejam eles previstos ou imprevistos. Os riscos, sempre que possível, devem ser mapeados para que as consequências sejam amenizadas. Planejar e buscar prever os riscos do seu negócio através de um bom planejamento é essencial para o seu sucesso.

4. Eficiente: Pessoas empreendedoras estão sempre dispostas a fazer mais e melhor. Seu objetivo maior é a satisfação do cliente e a qualidade da jornada, por isso, busca trilhar um caminho que além de sucesso lhe ofereça satisfação.

5. Responsável e comprometido: Essas são características que envolvem sacrifício pessoal, pois, o empreendedor assume a maior parte das responsabilidades do negócio, desde o sucesso ao fracasso. É preciso estar disposto para empreender, o processo exigirá tempo e disposição.

6. Inovador: O empreendedor de sucesso está sempre procurando se atualizar para fazer o melhor pelo seu negócio. Estuda novas maneiras de oferecer seus produtos e serviços, buscando informações sobre os clientes, fornecedores e concorrentes. 

7. Persuasivo: Outra característica importante para um bom empreendedor é o poder de persuasão. Afinal, não adianta ter o melhor produto ou o melhor serviço e não saber vender, certo? A persuasão utiliza de estratégias para influenciar pessoas e é necessária para o empreendedor.

8. Autoconfiante: Essa é uma das características que irão determinar o sucesso do negócio. O empreendedor precisa acreditar em si e naquilo que ele está construindo, isso demanda coragem para assumir riscos, tomar decisões estratégicas e enfrentar os desafios com otimismo e confiança.

Essas características precisam ser desenvolvidas junto a um bom planejamento, pois, para chegar aonde se quer, é preciso saber onde é esse lugar e como fazer para alcançá-lo. 

Ao empreender estabeleça objetivos claros, sem dúvidas, o planejamento e a capacidade de organização, são essenciais para quem deseja empreender.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Deixe um comentário