Abrir uma empresa: 5 fatores importantes que você deve considerar

abrir uma empresa

Para abrir uma empresa existem diversos fatores que devem ser observados com atenção, eles são fundamentais para evitar problemas no futuro e garantem que o seu empreendimento esteja dentro das leis.

Separamos 5 fatores importantes que você deve considerar ao abrir uma empresa. Confira:

  1. Faça análise de mercado;
  2. Tenha um bom planejamento;
  3. Cuidados essenciais para a elaboração do contrato social;
  4. Atenção para a obtenção de registros e licenças;
  5. Contratação de uma contabilidade.

Faça análise de mercado

A análise de mercado é uma etapa importante para a abertura de uma empresa, ela busca o conhecimento do mercado em que o empreendimento irá iniciar suas atividades e apresenta diversas vantagens. Confira as principais vantagens da análise de mercado:

  • Auxilia na definição de metas de negócios;
  • Avalia e estuda o mercado;
  • Identifica tendências e taxas de crescimento;
  • Analisa os concorrentes;
  • Avalia fatores internos e externos.

Através da análise de mercado é possível entender as necessidades e as vantagens que o seu empreendimento pode vir a ter, posicionando-o no mercado de maneira assertiva para conquistar clientes e obter lucro.

Tenha um bom planejamento

 Empreendedores que se preocupam em planejar antes de iniciar as atividades da empresa fazem parte da porcentagem entre os proprietários de empresas promissoras. 

O planejamento é importante para qualquer negócio, independente do tamanho ou atividade. Consiste no processo de projetar o futuro, definindo objetivos e metas que a empresa deseja alcançar. Mas, principalmente, quais estratégias serão utilizadas para atingir os objetivos que foram previamente estabelecidos.

Ter um planejamento completo é essencial para manter o crescimento do seu negócio e evitar perda de tempo, esforço e investimento.

Cuidados essenciais para a elaboração do contrato social

O contrato social é para uma pessoa jurídica o mesmo que uma certidão de nascimento é para uma pessoa física. É o documento onde constam as regras e as condições nas quais a empresa irá funcionar e onde estão estabelecidos os direitos e as obrigações para cada um dos sócios.

O ideal é que a elaboração do contrato social seja feita com a consultoria de um profissional especializado no assunto. Portanto, saber quais os passos que devem ser seguidos o ajudará a supervisionar o trabalho. Confira o passo a paso para a a criação de um contrato social:

1. Fazer a qualificação dos sócios;

2. Especifique as atividades e serviços desenvolvidos;

3. Defina o tipo de empresa e o local onde vai operar;

4. Especifique a participação de cada sócio e quem são os administradores;

5. Defina o pró-labore;

6. Estabeleça as regras para deliberações importantes.

Atenção para a obtenção de registros e licenças

Para iniciar as atividades do seu negócio é importante realizar corretamente todas as inscrições e obter as licenças e os alvarás necessários para sua empresa funcionar legalmente.

A falta de algum desses documentos poderá atrasar ou até inviabilizar a abertura do seu empreendimento. Esses documentos variam de acordo com cada empresa, a legislação do município e do estado também pode exigir inscrições específicas. Por isso, é importante consultar um contador que conheça a legislação local.

Para te ajudar nesse importante passo empresarial, reunimos as principais inscrições, licenças e alvarás municipais e estaduais que você poderá precisar para abrir o seu negócio. Confira:

1 – Registro na junta comercial

2 – Alvará de localização e funcionamento

 3 – Inscrição estadual

4 – Licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais. Exemplo: Licença ambiental, Licença sanitária, Vistoria de cumprimento das normas de segurança.

Contratação de uma contabilidade

Além de todos os fatores que já citamos, é importante contratar um escritório de contabilidade capaz de fazer o acompanhamento da sua empresa, desde abrir uma empresa até expandir, a fim de gerar relatórios financeiros e gerenciais para que você possa acompanhar seu plano de negócios.

Mas mesmo antes da abertura da empresa os serviços de contabilidade já são fundamentais, o que se dirá durante o exercício de suas atividades, momento em que você precisará de ajuda para cumprir as obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas. 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Deixe um comentário