7 dicas para diminuir impostos com um bom planejamento tributário

diminuir impostos

As empresas precisam buscar soluções de forma legal para diminuir impostos, devido às elevadas cobranças tributárias. Pois, de acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), o Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo. Dessa forma, o desenvolvimento de um bom planejamento tributário se faz essencial, ele visa garantir resultados positivos e melhorar o funcionamento e os processos fiscais das empresas.

Confira 7 dicas que vão te auxiliar para a diminuir impostos, tornando sua empresa mais lucrativa

Conheça sua empresa:  

Diversas questões serão avaliadas a partir da projeção dos impostos a pagar. Portanto, ter uma previsão de qual será o valor do faturamento mensal e anual é essencial para avaliar as vantagens e desvantagens do regime tributário utilizado.

Escolha o regime tributário adequado: 

A decisão de qual será o regime de tributação adotado é muito importante, pois cada regime possui seus pontos positivos e negativos, e é adequado para determinados tipos de negócio. 

Diversos fatores devem ser levados em consideração ao realizar a avaliação e escolha do sistema mais adequado de tributação. Essa avaliação deve ser realizada em conjunto entre o empreendedor e o contador da empresa. É por meio do planejamento que devem ser feitas projeções para verificar qual é o regime mais vantajoso. A escolha certa só trará benefícios e, por isso, ela é extremamente importante para o desenvolvimento do negócio. 

Aproveite os incentivos fiscais: 

Após a avaliação e escolha do regime tributário, o passo seguinte é verificar quais são os benefícios fiscais que podem ser aproveitados. Alguns estados, por exemplo, oferecem a  isenção de tributos.

Busque a recuperação tributária: 

Se trata da restituição de impostos, taxas e contribuições que são pagos de forma indevida ao Fisco. Porém, para assegurar o direito a esse reembolso, é preciso que o setor de tributos tenha bastante atenção quanto ao benefício.

Terceirize os serviços:

Por meio da terceirização é possível reduzir o pagamento de impostos, pois possibilita diminuir as obrigações trabalhistas e possíveis gastos com PIS e COFINS.

Realize investimentos em bens do ativo permanente:

Quando a empresa adquire ganho de capital, esse valor é mensurado e taxado pelo Imposto Sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ). Porém, é possível reduzir e até isentar a quantia paga se forem feitos investimentos que tenham custos semelhantes. A empresa tem até dois anos para obter bens do ativo permanente e, assim, evitar o pagamento dessa tributação.

Conte com a ajuda de profissionais qualificados para diminuir impostos:

Possuir uma equipe de profissionais capacitados para auxiliar no planejamento tributário é fundamental para facilitar no dia a dia da sua empresa, isso fará toda a diferença nos resultados da organização.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Deixe um comentário